Conheça um pouco mais a história desse lendário jogador de polo aquático Húngaro que se naturalizou brasileiro e ajudou nossa seleção na última medalha de ouro do nosso país em jogos Pan-americanos dentre outros títulos.
“Diz-se que o húngaro Szabo emigrou para o Brasil por ter ouvido falar da alegria do povo e ter visto Garrincha jogar na Hungria contra o Honved a 22 de Abril de 1956. Consta que Szabo fugiu da invasão soviética e rumou para a Itália. Entretanto, teve problemas por lá e acabou por aceitar o convite de João Havelange, então Presidente da CBD, para treinar no Brasil.
A história conta que Szabo chegou ao Rio de Janeiro em 1959, no navio ‘Conte Grande’, sendo recebido por Edson Perri, o ‘Barriga’, que viria a ser seu técnico no ‘escrete canarinho’ e no Botafogo.
Nessa altura o atleta rumou para o Fluminense, que possuía a melhor equipa de Pólo Aquático da época. Aladar Szabo entrou como treinador, mas a sua superioridade técnica era tão grande que passou logo a jogador, permanecendo nas Laranjeiras entre 1959-61 e sendo naturalizado para jogar pelo Brasil.
Foi nesse período que o Brasil logrou obter conquistas inéditas, designadamente a medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de São Paulo e a de bronze nas Universíades de Porto Alegre.”