O polo aquático no Brasil surgiu no início do século XX. As partidas eram realizadas na praia, com times formados por 11 jogadores com uniformes e sem tocas, assim como no futebol. O primeiro jogo foi disputado na praia de Santa Luzia em 1908, entre o Natação e Regatas e o Flamengo. Daquele tempo para cá, o polo aquático no país cresceu e a criação de categorias menores, que não fossem absolutas, foi necessária.
Nos campeonatos nacionais atuais, existem as categorias: sub-12 (atletas com 12 anos ou menos) que disputam festivais; sub-14, sub-16, sub-18, sub-20 e adulto (absoluto). Uma das principais curiosidades nas categorias de base do polo aquático é que nas nas categorias sub-12 e sub-14, os jogos são mistos, com meninas e meninos dividindo o mesmo time.
A partir do sub16 os jogos, treinamentos e campeonatos são divididos entre feminino e masculino. As seleções nacionais são formadas de acordo com o desempenho dos jogadores nas competições nacionais e dentro dos estados, as Federações também realizam seus campeonatos separados por categorias.

Hoje, no polo aquático brasileiro, o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, a CBDA e a Liga PAB são os responsáveis pela a realização dos campeonatos brasileiros de categorias – sub16, sub18 e sub20.
O CBC iniciou sua história em 1990, ainda com o nome de Confederação Brasileira de Clubes. Nesta época, seu foco era incentivar a criação das primeiras federações estaduais. Com a integração cada vez maior de clubes e federações, a então Confederação Brasileira de Clubes criou um Plano Estratégico para ampliar e melhorar a prestação de serviços aos clubes, lutando pelo segmento clubístico com efetividade.
Entre os clubes, muitos deles se destacam pela atenção e fomentação do polo aquático para crianças e adolescentes. O SESI e a ABDA Bauru, por exemplo, possuem projetos que incentivam a prática do esporte por crianças.

Alguns festivais de categorias sub12 e sub14 são conhecidos no país, como o Festival HaBaWaba. Idealizado pela Waterpolo Development (WPD) e originalmente realizado na Itália, o festival já foi realizado em vários continentes e no Brasil chegou em 2020 na ABDA de Bauru.
No Brasil, o festival é realizado na categoria sub-13 misto, podendo participar meninos e meninas com idade máxima de 13 anos.
Na Liga Brasileira de Polo Aquático (LBPA), existem algumas regras específicas para as categorias de base. Por exemplo: para as categorias SUB14/16/18, os clubes podem emprestar até 02 jogadores (as) e o clube beneficiado com o empréstimo pode receber até 04 jogadores (as), porém a entidade cedente não poderá receber empréstimos para a mesma competição e a entidade beneficiada não poderá conceder empréstimos.
Fontes: Educamaisbrasil | Liga PAB | FINA | CBC